quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chamados para Transformar Vidas


O verdadeiro ensino é aquele que traz transformação. E a transformação se dá pela vontade que vem do coração. Portanto, o segredo do sucesso está em agradar o coração das crianças!
Em Deuteronômio 6: 4-6 diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração." Coração para os hebreus, significava alma, a totalidade de um ser: intelecto, emoção e vontade.
O verdadeiro ensino visa a transformação da personalidade, pela ação do Espírito Santo. Que maravilhoso privilégio que o Senhor nos deu, de sermos agentes de transformação para mudar destinos, preparando a próxima geração para servir a Deus, desenvolvendo nela o caráter de Cristo!

Somos chamados, não para transmitir conhecimentos e meras informações bíblicas, mas, para moldar vidas, segundo o propósito de Deus, para cada ser que Ele criou.


CARÁTER - AFEIÇÃO - PALAVRA
Sócrates resume a essência da comunicação em três conceitos:
  • Ethos - que significa "caráter"
  • Pathos - que significa "afeição"
  • Logos - que significa "palavra" (como conteúdo)
Ethos diz respeito à credibilidade e a confiabilidade do líder: o que ele é, fala mais alto do que ele ensina. As crianças e os juvenis precisam confiar no seu líder, caso contrário, não receberão os seus ensinamentos. A criança que tem admiração pelo seu professor ou líder, acredita em tudo o que ele fala.

Pathos é ensinado com a emoção. O relacionamento afetivo com a criança servirá de motivação para a aprendizagem. Os discípulos de Jesus O seguiam, porque Ele os amava e se importava com eles.

Logos é a palavra, a informação, o conteúdo. O líder tem que ter domínio do conteúdo para transmitir de forma satisfatória à criança, variando as técnicas de ensino de forma dinâmica e criativa para que ocorra o processo cognitivo (aquisição de conhecimentos).

Na dinâmica de ensinar/aprender, os dois elementos são inseparáveis. Não existe ensino se não houver a aprendizagem.
Aprendizagem opera mudanças em nossa forma de pensar, sentir e agir. Mudanças na mente, emoções e vontade.
Romanos 8:29 diz: "Portanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho..." A palavra conformar-se significa ter o formato da forma. Somos predestinados a ter a forma de Cristo, e moldarmos as nossas crianças e juvenis nessa forma também!
Romanos 12:2 diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente." Não conformar-se é não entrar na forma do mundo e ser moldado por ele, mas somos convocados a transformá-lo através da mudança dos nossos pensamentos. Este é um ensinamento precioso para passarmos para nossas crianças: seguimos o padrão de Deus e não do mundo, e mais, somos chamados para mudar o mundo, influenciando a vida de pessoas que estão ao nosso redor!
Mas, para que ocorra a transformação na vida das crianças (mudança de comportamento, de conduta), temos que abrir os seus corações. Para isso, temos que ter a chaver certa: O AMOR.
Ame as suas crianças, se interesse por elas, transmita a Palavra do Senhor, que é a Verdade, de forma viva, alegre, dinâmica e criativa. Faça conexões entre a história da Bíblia que as crianças estão ouvindo, o conhecimento que está recebendo com a prática, sempre respondendo a pergunta que a criança faz em seu interior: O que essa história tem a ver com a minha vida? Aí entra o RHEMA que é a revelação da Palavra! De cada história você tem que tirar os princípios e os valores para que as crianças sejam impactadas e levadas a viver uma vida que agrada a Deus!
Um grande Abraço.