quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Brincadeiras para Memorização de Versículos



JOGO DO ECO


O Professor diz o verso; a turma toda ecoa. 
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tenis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo. 


COM BOLA
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também). 



ESCONDE-ESCONDE 
 
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia. 


COM FANTOCHES

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira. 


O MESTRE MANDOU

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc.. 


CASAS NUMERADAS 

Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo. 


APAGUE UMA PALAVRA

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. 
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso. 
Variação - apagar letras 
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas. 


PALAVRAS EMBARALHADAS 

Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Recursos e Métodos para Memorização de Versículos


Há vários métodos que podemos utilizar para ajudar as crianças na memorização dos versículos, mas tenha cuidado em não repetir em demasia um método.

  01. Use um método de cada vez, ou seja, um em cada lição;

  02. Recomenda-se o uso da Bíblia na Linguagem de Hoje - BLH, pois o vocabulário é mais compreensível para as crianças;

  03. Atente para as palavras que as crianças não conhecem, e explique essas palavras antes de iniciar a memorização;

  04. Faça perguntas a respeito do versículo: quem disse isso ? está falando para quem ? o que ele disse?;

  05. Faça uso de gestos também: separe algumas palavras-chave do versículo e com a ajuda das crianças, crie um gesto para cada palavra;

06. Evite versículos longos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chamados para Transformar Vidas


O verdadeiro ensino é aquele que traz transformação. E a transformação se dá pela vontade que vem do coração. Portanto, o segredo do sucesso está em agradar o coração das crianças!
Em Deuteronômio 6: 4-6 diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração." Coração para os hebreus, significava alma, a totalidade de um ser: intelecto, emoção e vontade.
O verdadeiro ensino visa a transformação da personalidade, pela ação do Espírito Santo. Que maravilhoso privilégio que o Senhor nos deu, de sermos agentes de transformação para mudar destinos, preparando a próxima geração para servir a Deus, desenvolvendo nela o caráter de Cristo!

Somos chamados, não para transmitir conhecimentos e meras informações bíblicas, mas, para moldar vidas, segundo o propósito de Deus, para cada ser que Ele criou.


CARÁTER - AFEIÇÃO - PALAVRA
Sócrates resume a essência da comunicação em três conceitos:
  • Ethos - que significa "caráter"
  • Pathos - que significa "afeição"
  • Logos - que significa "palavra" (como conteúdo)
Ethos diz respeito à credibilidade e a confiabilidade do líder: o que ele é, fala mais alto do que ele ensina. As crianças e os juvenis precisam confiar no seu líder, caso contrário, não receberão os seus ensinamentos. A criança que tem admiração pelo seu professor ou líder, acredita em tudo o que ele fala.

Pathos é ensinado com a emoção. O relacionamento afetivo com a criança servirá de motivação para a aprendizagem. Os discípulos de Jesus O seguiam, porque Ele os amava e se importava com eles.

Logos é a palavra, a informação, o conteúdo. O líder tem que ter domínio do conteúdo para transmitir de forma satisfatória à criança, variando as técnicas de ensino de forma dinâmica e criativa para que ocorra o processo cognitivo (aquisição de conhecimentos).

Na dinâmica de ensinar/aprender, os dois elementos são inseparáveis. Não existe ensino se não houver a aprendizagem.
Aprendizagem opera mudanças em nossa forma de pensar, sentir e agir. Mudanças na mente, emoções e vontade.
Romanos 8:29 diz: "Portanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho..." A palavra conformar-se significa ter o formato da forma. Somos predestinados a ter a forma de Cristo, e moldarmos as nossas crianças e juvenis nessa forma também!
Romanos 12:2 diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente." Não conformar-se é não entrar na forma do mundo e ser moldado por ele, mas somos convocados a transformá-lo através da mudança dos nossos pensamentos. Este é um ensinamento precioso para passarmos para nossas crianças: seguimos o padrão de Deus e não do mundo, e mais, somos chamados para mudar o mundo, influenciando a vida de pessoas que estão ao nosso redor!
Mas, para que ocorra a transformação na vida das crianças (mudança de comportamento, de conduta), temos que abrir os seus corações. Para isso, temos que ter a chaver certa: O AMOR.
Ame as suas crianças, se interesse por elas, transmita a Palavra do Senhor, que é a Verdade, de forma viva, alegre, dinâmica e criativa. Faça conexões entre a história da Bíblia que as crianças estão ouvindo, o conhecimento que está recebendo com a prática, sempre respondendo a pergunta que a criança faz em seu interior: O que essa história tem a ver com a minha vida? Aí entra o RHEMA que é a revelação da Palavra! De cada história você tem que tirar os princípios e os valores para que as crianças sejam impactadas e levadas a viver uma vida que agrada a Deus!
Um grande Abraço.